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Crise de semicondutores



Como a crise na produção de eletrônicos impacta o mercado de avionics.

Semicondutores são materiais que se alternam entre condutores e isolantes dependendo da situação e são matéria prima fundamental no mundo eletrônico modernos. Esta pequena estrutura em formato cúbico, normalmente feita de Silício e Germânio -e que custa aproximadamente U$ 3,00- tem um grande papel na escassez atual de chips e, portanto, de eletrônicos e é um dos grandes responsáveis pelos longos prazos de entrega que vemos hoje no mercado. Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Como as coisas chegaram a este ponto?
Uma combinação de fatores adversos causou a crise que todos conhecem, que teve início com a pandemia, que chegou em um momento em que a demanda por semicondutores e chips já estava aquecida por conta do lançamento da tecnologia 5G. A redução do pessoal trabalhando in loco nas fábricas fez com que a produção diminuísse. Ao mesmo tempo, o alto número de pessoas que migrou para o home office aumentou consideravelmente a demanda por eletrônicos.

Com a maior parte das fábricas trabalhando com o modelo de produção Just in Time para reduzir custos, não havia estoque suficiente para compensar essa mudança repentina e, por consequência, o mercado destinou a maior parte da produção para estes eletrônicos que já estavam em falta.

Nesse cenário, os demais mercados ficaram em segundo plano. Muitas empresas inclusive suspenderam a produção e, quando retomaram, foram enviadas para o “fim da fila”, que já estava bem mais cheia que o normal. É aí que estes mercados começam a apresentar cada vez mais falta estoque, prazos cada vez mais longos e, consequentemente, preços cada vez mais altos para o consumidor.

No mundo dos aviônicos é comum vermos itens com previsão de chegada astronômica ou constantes atrasos na maior parte (se não em todos) os fornecedores e, apesar de a Jet Avionics ter se preparado reforçando o estoque com os itens de maior demanda, se você precisou fazer alguma troca de item importado ou fez um upgrade na sua aeronave, é quase certo que sentiu na pele em algum nível os efeitos dessa escassez. Há pedidos fechados hoje cujos materiais chegam só em novembro, aviões “groundeados” por falta de peças e já vimos o dólar chegar perto dos seis reais.

Mas quando será que as coisas voltam ao normal? Apesar de todos os sinais mostrarem que o ápice da crise já ficou para trás, muitos itens já estarem lentamente voltando às prateleiras e o dólar já ter apresentado grandes quedas, os especialistas dizem que é pouco provável que vejamos grandes mudanças ainda no primeiro semestre desse ano (2022). As melhoras mais relevantes serão percebidas a partir do segundo semestre deste ano, mas provavelmente sentiremos os impactos desta crise até meados de 2023.

Escrito por Nathan Peromingo
Publicitário apaixonado pelo mundo da Aviação

Você já se perguntou o motivo para os prazos de entrega estarem tão longos no mercado de avionics?
Neste artigo você vai entender como a falta de semicondutores ocasionada pela pandemia, afetou a produção de eletrônicos e como isso afeta os prazos no mercado de avionics.

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