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Obrigatoriedade do ADS-B



A nova Circular do DECEA sobre a obrigatoriedade do ADS-B até 2027

Após a conclusão da implementação do sistema ADS-B nos EUA em 2020, muito se especulava sobre quando isso se tornaria norma aqui no Brasil. Mas uma coisa era certa: seria apenas questão de tempo. Nós mesmos aqui da Jet Avionics já falamos em muitos seminários e orçamentos que esta realidade estava mais próxima do que muitos imaginavam.

Por meio da AIC N 16/23 e de um artigo em seu site oficial, o DECEA informou no dia 22/05/2023 que, a partir de 25 de fevereiro de 2027, o ADS-B passará a ser obrigatório para todas as aeronaves que operam em altitudes a partir do FL245 (24,5 mil pés).

Sobre o ADS-B?
A tecnologia ADS-B (Automatic Dependent Surveillance-Broadcast) processa as informações da aeronave (identificação, altitude, localização etc.) e envia em tempo real para as outras aeronaves (desde que equipadas com módulo ADS-B In) e para o Controle em solo, através de mensagens de Rádio que não sofrem interferências de alcance e meteorologia.

Trata-se de um sistema que aumenta a precisão das informações, reduz o risco de colisões e permite que aeronaves voem mais próximas umas das outras. Portanto, além de aumentar a segurança das operações, a implementação aumentará também a capacidade de tráfego simultâneo.

Implementação no território nacional
O novo recurso de monitoramento do espaço aéreo será implantado gradativamente pela FAB/DECEA, através da instalação de sensores para provisão de vigilância ADS-B, começando pela Região de informação de voo (FIR) de Recife até julho de 2024, cobrindo as regiões da FIR de Curitiba até dezembro do mesmo ano, de Brasilia até agosto de 2025 e, por fim, a FIR Amazônica até maio de 2026. Serão 66 estações em mais de 20 estados brasileiros, todas de acordo com as diretrizes da Organização da Aviação Civil internacional.

Atendendo os requisitos
A partir de 25/02/2027, todas as aeronaves operando a partir de 24,5 mil pés cima, devem estar equipadas com aviônicos que atendam à nova tecnologia de ADS-B OUT, além de estarem certificadas para este tipo de operação. As aeronaves que não atenderem estes requisitos NÃO TERÃO AUTORIZAÇÃO para voar nestas altitudes.

Mas não precisa se preocupar com isso: nosso time de especialistas ficará feliz em te ajudar a encontrar a melhor solução homologada para sua aeronave e mais adequada para a sua necessidade.

Se você acompanha nossas redes sociais, já conhece alguns modelos de ADS-B que podem estar disponíveis para a sua aeronave, já viu diversas instalações realizadas pela Jet Avionics e sabe que vamos te ajudar nesta adequação.

Mais impactos das mudanças
Por se tratar de uma publicação bastante recente, muito pouco foi divulgado sobre como os processos serão alterados pela nova tecnologia, principalmente no que diz respeito à obtenção de LOAs, e aos processos de operação RVSM.

Nos EUA, após a implementação do ADS-B, os voos de monitoramento passaram a ser possíveis através das informações do sistema, de forma muito mais prática e gratuita.

Porém, como este é um assunto que, na nossa região, envolve entidades de fora do Brasil, como o CARSAMMA, acreditamos que, a princípio, as normas permanecerão inalteradas e que será necessário um pouco mais de tempo para chegarmos neste nível.

Porém, na própria AIC é comunicado que mais informações serão divulgadas em seus devidos momentos. E é claro que a Jet Avionics acompanhará de perto as novidades e te manterá informado.

Então acompanhe a gente para não perder nada sobre esta grande mudança.

Escrito por Nathan Peromingo
Publicitário apaixonado pelo mundo da Aviação

Nos últimos dias, o DECEA publicou uma AIC tratando de um assunto especulado há muito tempo: a obrigatoriedade do ADS-B nas aeronaves que operam a partir do FL245. Neste artigo, falaremos sobre o que se sabe até o momento e compartilharemos nossas opiniões sobre o assunto.

Jet Avionics
Para obter mais informações, entre em contato com um nosso departamento comercial através do telefone +55 11 5589-8877 ou email comercial@jet-avionics.com.br

 

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