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Desenvolvendo a Excelência em Aviônicos: Uma Jornada com a Jet Avionics



Nos últimos dias, publicamos em nossas redes um upgrade de painel em um Cessna 550 Bravo, cujo diferencial foi a integração do TCAS II modelo CAS67A (Bendix King) com o GTN 750Xi (Garmin).

Neste artigo, que é uma colaboração inédita entre o Josué F. e o Natan Peromingo de Almeida, você descobre um pouco mais sobre este item que, muitas vezes, não recebe o devido valor.

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Há mais de quatro décadas, a Jet Avionics tem sido uma figura líder no mercado de aviação, oferecendo soluções de instalação de sistemas aviônicos de alta qualidade para uma ampla gama de aeronaves e, recentemente, tivemos o privilégio de realizar uma instalação de destaque em um Cessna 550 BRAVO, que exemplifica nosso compromisso com a inovação e a excelência técnica.

A peça central dessa instalação foi a integração do duplo sistema GTN 750Xi GPS/NAV/COM da Garmin. Este sistema avançado não só substituiu os sistemas de VHF, NAV, DME e caixa de áudio anteriores, mas também proporcionou uma série de vantagens adicionais para os pilotos. Com a habilitação de 16 watts de potência, controle de transponder e monitoramento de fluxo de combustível através do Shadin, o GTN 750Xi oferece uma experiência de voo aprimorada e eficiente. Além disso, a adição do Flight Stream 510 proporciona conectividade sem fio para dispositivos móveis, permitindo uma comunicação fluida entre o cockpit e outros sistemas de bordo.

Um dos aspectos mais notáveis da instalação foi a incorporação da caixa de áudio GMA35 (Garmin), controlada pelos GTN 750Xi. Esta caixa de áudio não só simplifica as operações dos pilotos, tornando a comunicação e a gestão de áudio mais intuitivas e seguras, mas também faz interface com os gravadores de voz da aeronave, adicionando uma camada adicional de segurança e funcionalidade.

No entanto, nosso maior desafio enfrentado foi a integração do GTN com o TCAS II modelo CAS67A, da Bendix King/ Honeywell, já presente na aeronave.

Traffic Alert and Collision Avoidance System - o TCAS II

O TCAS II, é um componente vital para a segurança do voo, detectando e alertando os pilotos sobre a presença de outras aeronaves próximas. O sistema CAS 67A, em particular, é reconhecido por sua precisão e confiabilidade, utilizando tecnologia avançada para oferecer alertas precisos e orientações de manobra eficazes em situações de tráfego aéreo congestionado.

A versão 7.1 do TCAS II, desenvolvida com base nos rigorosos requisitos do FAR 25/ RBAC 25, oferece recursos aprimorados e uma maior precisão na prevenção de colisões. A importância deste sistema instalado a bordo das aeronaves não pode ser subestimada, pois desempenha um papel fundamental na segurança operacional, proporcionando aos pilotos uma consciência situacional aprimorada e ajudando a evitar potenciais conflitos no espaço aéreo.

Uma análise detalhada dos eventos registrados após a introdução da versão 7.0 do TCAS na Europa, no ano 2000, identificou alguns casos em que os pilotos não responderam adequadamente aos Avisos de Resolução (RAs) de "Adjust vertical speed, adjust" – aumentando a razão de subida em vez de reduzir.

Também foram reportados casos em que a versão 7.0 falhou em reverter um RA quando duas aeronaves convergentes permaneceram a menos de 100 pés de distância, cenário plausível quando uma das aeronaves não segue o RA ou não está equipada com TCAS II e, em vez disso, segue uma instrução do controle de tráfego aéreo ou executa uma manobra de desvio com base na percepção visual.

Novo RA "Level off, level off":
Para evitar respostas inadequadas dos pilotos, na versão 7.1, os RAs de "Adjust vertical speed, adjust" foram substituídos por um novo RA de "Level off, level off", exigindo que a razão vertical seja reduzida para 0 pés/min. Este procedimento de nivelamento deve ser realizado imediatamente, não necessariamente na próxima altitude de voo padrão.

Melhoria na Lógica:
Uma nova funcionalidade foi incorporada à lógica do TCAS II, versão 7.1, que monitora a conformidade com os RAs em encontros coordenados (quando ambas as aeronaves estão equipadas com TCAS II). Caso seja detectado que uma aeronave não está respondendo corretamente a um RA, será emitido um RA de reversão para a aeronave que seguir o procedimento indicado. Em encontros com apenas uma das aeronaves equipadas com TCAS II, a versão 7.1 reconhecerá essa condição e emitirá uma reversão se a aeronave não equipada se mover na mesma direção vertical que a aeronave equipada.

Nossa equipe enfrentou o desafio de integrar perfeitamente o GTN 750Xi com o TCAS II CAS67A existente, garantindo que ambos os sistemas funcionassem em harmonia para fornecer uma camada adicional de segurança aos pilotos.

Em última análise, o projeto do Cessna 550 BRAVO é um testemunho do compromisso da Jet Avionics com a excelência técnica e a satisfação do cliente. Estamos ansiosos para continuar a impulsionar os limites da tecnologia de aviação e fornecer soluções inovadoras para os desafios em constante evolução do setor.



Escrito por Nathan Peromingo
Publicitário apaixonado pelo mundo da Aviação

Há algumas semanas, postamos um artigo falando sobre o status do Bose A30 aqui no Brasil. Neste artigo aqui, damos a notícia que todos esperavam.

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